Conexão Livre: Séries
Foto de Tom Wheatley na Unsplash

Como séries e vídeos de sucesso nas plataformas de streaming influenciam consumidores e impulsionam vendas

As séries e vídeos que fazem sucesso nas plataformas de streaming têm exercido uma influência significativa sobre as vendas de diferentes produtos, impactando especialmente as indústrias de beleza e brinquedos.

De acordo com dados fornecidos pela Circana, empresa líder global em tecnologia de dados para análise do comportamento do consumidor, a grande audiência alcançada por algumas das principais séries lançadas nos últimos anos tem despertado o interesse de importantes marcas e fabricantes.

No entanto, é no segmento de brinquedos que essa influência se destaca. Em 2022, os brinquedos licenciados do filme Jurassic Park/World foram responsáveis pelo maior incremento de faturamento no mercado de brinquedos nos EUA, registrando um aumento de 73% nas vendas em comparação ao ano anterior.

Apenas nos Estados Unidos, o filme Jurassic World Domínio foi assistido por quase 15 milhões de horas na plataforma Amazon nos primeiros seis meses após o lançamento, acumulando quase 9 milhões de visualizações.

Além disso, no Brasil, as vendas dos brinquedos licenciados do Jurassic ultrapassaram os R$ 65 milhões em 2022, representando um crescimento de 122% em relação ao ano anterior. Entre as mais de 650 licenças monitoradas pela Circana no país,

Jurassic subiu seis posições no ranking e conquistou o terceiro lugar em vendas no mercado, ficando atrás apenas de FIFA e Spider-Man.

+ VEJA TAMBÉM: 5 FILMES ANTIGOS IMPERDÍVEIS: CLÁSSICOS QUE TODOS DEVERIAM ASSISTIR

No entanto, a influência das séries de streaming também se faz presente na indústria de beleza. Somente em 2022, a marca M.A.C., pertencente à Estée Lauder Companies, fez parceria com duas grandes franquias: Pantera Negra, da Marvel, e Stranger Things, que foi a segunda série mais vista na Netflix nos Estados Unidos, com quase 2 bilhões de visualizações.

A última temporada de Stranger Things, por exemplo, registrou mais de 800 milhões de visualizações. Outra marca que se uniu à Netflix para lançar produtos foi a brasileira O Boticário, que desenvolveu uma edição limitada de skincare, corpo e banho, maquiagem e perfumaria com as temáticas de séries populares, como Stranger Things, Sex Education e La Casa de Papel, que acumulou quase 1,5 bilhão de visualizações desde a sua estreia em abril de 2018.

A influenciadora Kylie Jenner também entrou na onda das parcerias, lançando uma coleção em colaboração com o filme O Mágico de Oz para o Natal de 2022, após já ter lançado uma parceria com Batman (DC Comics) no mesmo ano.

Contudo, além do impacto nas vendas, a Circana revela que produtos licenciados têm um desempenho ainda melhor do que linhas de edição limitada regulares. De acordo com Daniel Morimoto, Vice President, General Manager Brazil da Circana, as linhas de produtos licenciados podem vender até 40% a mais do que as linhas de edição limitada comuns. “Essa relação, muitas vezes, se transforma em parceria para o lançamento de novos produtos”, afirma Daniel.

Sendo assim, não é surpreendente que as séries e vídeos de sucesso nas plataformas de streaming tenham se tornado uma fonte valiosa de inspiração e influência para as marcas e fabricantes, impulsionando as vendas e criando um vínculo único com os consumidores.

O poder do entretenimento e sua capacidade de moldar as preferências do público se tornaram uma realidade inegável no mundo do comércio e da indústria.